Desde 2013, que a ADPP Guiné-Bissau implementa no sector de Empada, nas comunidades de Gã-Tchuma Mandjaco, Ponta Mariama, Caur de Baixo e Gã-Cumba Beafada, o Projeto Fogões Móveis Melhorados Poupa-Lenha.
Com dimensões ambientais, económicas e sociais, o projeto fomenta a produção, comercialização e uso de fogões que diminuem o uso de lenha comparativamente aos fogões tradicionais de três pedras. Esta redução do uso de lenha contribui para a diminuição das emissões de CO2, beneficiando o ambiente e minimizando as causas da incidência de doenças respiratórias. A diminuição do tempo destinado à recolha de lenha é outro dos benefícios da utilização destes fogões. Os benefícios do projeto reflectem-se ainda no aumento dos rendimentos das comunidades, nomeadamente das participantes nos Clubes de Mulheres que produzem e comercializam os Fogões Melhorados.
Com o fim de fomentar um uso mais racional das lenhas, 1 perímetro de reserva florestal foi estabelecido em cada uma das 4 comunidades e nestes plantadas 1000 árvores das espécies mais indicadas para a produção de lenha. Na ação foram envolvidos 200 membros de 4 Clubes de Agricultores promovidos pela ADPP que receberam formação para a produção de Fogões Melhorados e para compreenderem os seus benefícios económicos e ambientais. Nas comunidades abrangidas, foram selecionadas 20 mulheres e constituídos 4 Clubes que receberam formação para a produção e gestão dos pequenos negócios dos fogões.
Alguns dos principais DESTAQUES DE 2018: