Celebramos o Dia Mundial dos Professores a 5 de outubro de 2024, sob o tema: "Valorizar a voz dos professores: Rumo a um novo contrato social para a educação". Valorizamos o papel que os professores desempenham, pois são o fator mais importante na escola no que diz respeito à aprendizagem.
O nosso programa de formação de professores dota-os da capacidade de facilitar a aprendizagem e de ajudar os alunos a desenvolverem um sentimento de pertença e de responsabilidade pelo desenvolvimento das suas próprias comunidades, para além de lhes ensinar as competências fundamentais das línguas, da matemática e da compreensão do mundo em geral.
Tomámos a decisão de apoiar a educação como um bem comum público, investindo na formação de professores nos países do hemisfério sul. Esta decisão arrojada, que se tornou possível graças aos fortes acordos de cooperação que temos com os governos nacionais, contribuiu para aumentar o acesso à educação das crianças provenientes de comunidades desfavorecidas, maioritariamente localizadas em zonas rurais.
Temos o prazer de apresentar um dos nossos programas de Formação de Professores Humana People to People que está a ser implementado pelo nosso membro, ADPP Moçambique. Um filme recentemente produzido, que capta a jornada de uma professora durante e após a sua formação e os métodos de ensino que ela usa para ensinar numa escola primária rural. Ela é uma professora profissional e qualificada que é apaixonada por usar inovação, criatividade e pedagogias de ensino inovadoras no ensino das crianças da sua turma. Clique aqui para aceder ao filme.
Os professores devem ser valorizados, pois são os principais agentes de transformação na educação - e os sistemas educativos precisam de se transformar para os apoiar. Trazer professores qualificados, apoiados e motivados para as salas de aula é a coisa mais importante para apoiar a aprendizagem e o bem-estar das comunidades. Em muitas partes do mundo, os professores são demasiado poucos, as salas de aula estão demasiado cheias e os professores estão sobrecarregados de trabalho, desmotivados e sem apoio. Esta situação tem resultados negativos em toda a experiência educativa e nos seus resultados.
"São necessários mais de 44 milhões de professores para alcançar o ensino primário e secundário universal até 2030", afirma o relatório UNESCO 2023. Infelizmente, só a África subsaariana precisa de mais 15 milhões de professores.
O nosso programa de formação de professores Humana People to People forma professores do ensino primário que estão determinados a ensinar nas áreas rurais, onde os professores são mais necessários; professores que sabem como envolver as crianças para as tornar ativas na sua educação. Formamos professores profissionais qualificados do ensino primário para assumirem um papel alargado, não só como fornecedores de conhecimentos, mas também como produtores de conhecimentos e criadores de sentido de realidades complexas.
A nossa pedagogia de formação de professores Humana People to People é aplicada juntamente com os currículos nacionais para a formação de professores do ensino primário em 55 escolas de formação de professores localizadas em Angola, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, Malawi, Moçambique, Zâmbia e Índia. Mais de 64 000 professores do ensino primário foram formados desde 1993 e estão maioritariamente a ensinar em comunidades rurais.
Estamos empenhados em formar professores do ensino primário profissionais e qualificados, uma vez que a transformação da educação começa com o investimento nos professores! Apelamos a um maior financiamento para a formação de professores, a fim de travar as atuais tendências de escassez de professores a nível mundial.