O projeto tem por objetivo fortalecer a capacidade das comunidades das regiões fronteiriças de Gabú e Bolama-Bijagós, para fazer frente a doenças e epidemias comuns, aumentando assim suas habilidades de prevenção de problemas de saúde comunitária. O projeto da continuação ás ações levadas a cabo pela ADPP GB desde o ano 2015 nas áreas fronteiriças da Guiné-Bissau, para a prevenção da propagação do vírus do Ébola e outras epidemias.
Em Maio de 2016 a OMS declarou por terminado O Estado de Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional com um balanço de 28.616 casos suspeitos e 11.310 pessoas mortas. O balanço mostra assim que a pobreza e o sistema delicado de saúde, no caso presente, da Guiné-Bissau, com um Estado frágil, faz com que seja preciso ainda o reforço das comunidades mais vulneráveis de cara as epidemias recorrentes e relacionadas com a higiene mais comunes e de recente aparição como o vírus Zica.
Fortificação da Saúde e Prevenção de Epidemas baseasse na criação de um Corpo de Saúde de Voluntários, integrado por 35 pessoas, encarregado da realização de campanhas e ações de sensibilização sobre saúde comunitária, nutrição saudável e epidemias comuns, bem como na identificação e mobilização de voluntários e comissões locais já treinados anteriormente pela ADPP Guiné-Bissau.
A ação é levada a cabo na região de Gabú e nas ilhas com maior população da região Bolama-Bijagos, atuando assim nas localizações onde o Corpo de Ebola da ADPP GB trabalhou em 2015 e onde ainda existe uma rede e uma base de mobilização para reforçar a defesa e consciência das comunidades. A ação será levada a cabo em estreita cooperação com o Ministério da Saúde, tanto a nível central como regional.
Com o objetivo de elevar a compreensão, a consciência e a prontidão das comunidades para mudar atitutudes em questões de saúde, desenvolver-se-ão atividades mensais: