Consultoria para Assistência Técnica em Horticultura Ecológica (Estudo de Avaliação d Impacto)

Termos de Referência
Consultoria para Assistência Técnica em Horticultura Ecológica (Estudo de Avaliação d Impacto)

Data de Publicação: 26/05/2024
Referência: ADPP-GB-UE-002/2024
Prazo de Submissão das Candidaturas: 03/07/2024

 

 

INFORMAÇÃO GERAL

Projeto: Nha Horta i Nha Sabura - Desenvolvimento Sustentável da Fileira Hortícola para a Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional

Local: Guiné-Bissau, região de Cacheu (setor de Canchungo) e região de Oio (setor de Bassorá)

Duração: 30 dias

Tipo de Contrato: Prestação de serviços

 

ORGANIZAÇÃO PROMOTORA

A associação Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo da Guiné-Bissau, ADPP-GB, é uma associação privada e sem fins lucrativos, com estatuto de Organização Não Governamental (ONG), constituída em 1981 e registada legalmente em 1992. Como organização sem fins lucrativos, que atua como organização nacional guineense, a sua missão continua a ser a de apoiar as populações e comunidades mais vulneráveis da Guiné-Bissau por meio de projetos de desenvolvimento económico, social e cultural, visando aumentar o bem-estar da população por meio de sua participação ativa. A abordagem da ADPP-GB pretende promover o humanismo solidário entre as pessoas, estabelecendo as bases para essa possibilidade. Para tal, a ADPP-GB cria a estrutura organizacional para dar ao maior número possível de pessoas o acesso para participar ativamente no desenvolvimento do país e na criação de seu futuro.

 

PROJETO

Financiado pela Delegação da União Europeia da Guiné-Bissau, no âmbito do Programa da União Europeia para a Guiné-Bissau PRO-GB “Ianda Guiné!”, o projeto Nha Horta i Nha Sabura - Desenvolvimento Sustentável da Fileira Hortícola para a Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional tem como objetivo geral aumentar os rendimentos e reduzir a insegurança alimentar e nutricional dos/as produtores/as da fileira hortícola de Oio e Cacheu e como objetivos específicos dinamizar a fileira hortícola e melhorar a qualidade da dieta das famílias dos/as produtores/as da fileira nos setores de Bissorã e Canchungo.

Os produtos esperados do projeto são:

  1. Sistemas de produção hortícola mais sustentáveis e produtivos.
  2. Sistemas de processamento e comercialização hortícola reforçados.
  3. Capacidades organizacionais das comunidades hortícolas melhoradas.
  4. Consumo de produtos alimentares diversificados e de qualidade aumentado.

 

PROPÓSITO DA CONSULTORIA

Os presentes Termos de Referência enquadram-se nos produtos acima mencionados, tendo como objetivo recrutar uma assistência técnica em horticultura ecológica aplicadas às atividades do projeto.

Para a realização desta consultoria, a ADPP está disposta a pagar até 1.965.000 F.cfa (sujeitos aos descontos dos impostos profissional e da democracia), pelo bom serviço prestado.

 

OBJETIVOS E ATIVIDADES

Os objetivos da assistência técnica são:

  1. Com base nos resultados dos diagnósticos realizados na primeira e segunda fase do projeto, que permitem fazer uma comparação dos resultados sobre aplicação das práticas da agroecologia ao nível dos beneficiários do projeto.
  2. Impacto das estratégias montadas que promove a articulação das políticas públicas, económicas e sociais visando a promoção da horticultura ecológica, tendo em conta a articulação montada com outras entidades competentes, planos, programas e projetos no setor da horticultura ecológica.
  3. Analisar impacto da comunicação e visibilidade montada pela equipa da UcP, a difusão de informação e educação em horticultura ecológica dos/as beneficiários/as, visando boas-práticas hortícolas.
  4. Analisar o sistema de monotorização montada, auxiliando no acompanhamento da performance da equipa em relação às atividades descritas no plano de ação, apresentando com a mesma as necessidades de mudanças de conduta, revisão de planos ou mesmo a consolidação de ações.

As atividades do/a consultor/a para assistência técnica resumem-se a:

  1. Com base nos resultados dos diagnosticos realizados na primeira e segunda fase do projeto, analisar impacto dos treinamentos realizados para os beneficiários do projeto com questões relacionadas ao uso e benefício da horticultura orgânica, controle de pragas e doenças por métodos naturais e práticas ecologicamente corretas e amigáveis com o meio ambiente, fertilização orgânica de solos hortícolas, práticas agrogeológicas adaptadas a realidade da Guiné-Bissau e a obtenção de fertilizantes orgânicos a partir de técnicas de compostagem.
  2. Analisar o impacto do uso dos pesticidas a ser apoiado pela equipa técnica do projeto nas atividades de campo que consiste em prestar assistência técnica aos/às horticultores/as, orientando na consolidação e manutenção do ecossistema.
  3. Avaliar o nível de Uso de manual de capacitação para horticultura associada à ecologia.
  4. Analisar e avaliar o impacto da prestação da assistência técnica à abordagem adotada na ótica da horticultura ecológica.
  5. Redigir um relatório da prestação de serviços, com especial enfoque para os resultados atingidos com a assistência técnica, os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e recomendações. Este relatório deverá apresentar ainda uma análise dos resultados das avaliações relativas às atividades do projeto durante a assistência técnica assim com uma série de recomendações específicas para avaliação do impacto e de performance do projeto.

 

RESPONSABILIDADES

O/A consultor/a tem como principais responsabilidades:

  1. Assessorar a equipa do projeto sobre todos os aspetos respeitantes à ecologia associada à produção hortícola.
  2. Apresentar e velar para que as questões ambientais, ecológicas e de preservação do ecossistema sejam levadas em conta na programação execução e avaliação das atividades.
  3. Participar na elaboração execução do plano de ação e no seguimento e na avaliação do mesmo.
  4. Estimular a circulação de informações no tocante à horticultura ecológica.
  5. Apresentação do plano de trabalho, incluindo a proposta metodológica para os encontros participativos, junto da equipa da ação e dos/as beneficiários/as.
  6. Produção e disponibilização do relatório do estudo, complementares necessários para as ações de restituição do trabalho
  7. Entrega dos relatórios dos encontros de elaboração participativa realizados e sistematização das contribuições providenciadas sobre o plano de ação, bem como listas de beneficiarias entrevistados.

 

PERFIL DO/A CONSULTOR/A 

O/A candidato/a deverá de possuir:

  1. Formação superior (ou qualificação similar) em engenharia agrária, agropecuária, estatistica e áreas relevantes.
  2. Experiência profissional, comprovada, mínima de 5 anos, em projetos de desenvolvimento comunitário em contexto de países em desenvolvimento.
  3. Experiência profissional, comprovada, na facilitação de ações de liderança da equipa no terreno.
  4. Experiência profissional, comprovada, em formação/assistência técnica a Organizações da Sociedade Civil.
  5. Conhecimento do contexto e das Organizações da Sociedade Civil da Guiné-Bissau.
  6. Capacidade de análise crítica de problemas e de apresentar soluções sólidas.
  7. Capacidade de trabalhar e comunicar em ambientes multidisciplinares e multiculturais.
  8. Capacidade de autonomia, dinamismo e rigor técnico para a execução das atividades pelas que é responsável.
  9. Excelente capacidade de comunicação, escrita e falada, em português.

 

PROPOSTAS E PROCESSO DE SELEÇÃO

Os candidatos interessados devem apresentar as propostas que incluem os seguintes:

  • Uma carta de manifestação de interesse anexando o curriculum vitae;
  • Uma proposta técnica e metodológica para a realização desta consultoria;
  • Um plano de trabalho preliminar com atividades detalhadas, prazos e produtos finais;
  • Uma proposta financeira detalhada;
  • Uma carta de recomendação e referência do último trabalho realizado.

 

PRAZO PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

Data limite para recepção das propostas: terça-feira dia 03 de Julho de 2024, às 00h00 hora de Bissau. Todos os documentos da proposta completa (técnica e financeira) devem estar redigidos em português e serem submetidas em envelopes fechados, indicando a referência ADPP-GB – UE 002/2024 e entregues no escritório de ADPP Guiné-Bissau, sito na Av. dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Bairro Internacional, Rua 4 S/N-Bissau, ou por endereço eletrônico a seguir: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Só serão avaliadas as propostas que cumpram com os requisitos mínimos exigidos nestes Termos de Referência.