Em Outubro de 2018, a ADPP Guiné-Bissau iniciou a implementação do Programa de Prevenção do VIH nas Forças Armadas da Guiné-Bissau.
Trata-se de programa abrangente que poderá vir a decorrer durante 42 meses e que visa a prevenção, assistência ao tratamento do VIH e de infeções sexualmente transmissíveis nos militares das Forças Armadas da Guiné-Bissau, bem como nas suas famílias e nas comunidades circundantes aos serviços de saúde militar.
Em termos gerais, numa fase inicial, será realizada uma avaliação das políticas dos serviços de saúde de VIH dos militares com o intuito de se compreender como são atualmente geridos e identificar eventuais lacunas.
Posteriormente, será realizada uma revisão e avaliação completa das atuais políticas, protocolos e procedimentos operacionais de prevenção, atendimento e tratamento.
Decorrerão ainda, ações de capacitação dos técnicos de laboratório para a melhoria dos serviços prestados e na gestão de stocks bem como campanhas de prevenção e redução do estigma/descriminação e a dinamização Pares Educadores e Ativistas de Campo para trabalharem junto dos militares, famílias e comunidades.
As atividades serão implementadas numa primeira fase em Bissau e posteriormente em outras 3 unidades de saúde militar, nomeadamente em Bula, Buba e Bafatá.
O Programa de Prevenção do VIH nas Forças Armadas da Guiné-Bissau é financiado pelo Naval Health Research Center, Department of Defense (DoD) HIV/AIDS Prevention Program, dos EUA.