A ADPP Guiné-Bissau é uma das associações que fundou a Federação Humana People to People, uma rede mundial de organizações que trabalham para o desenvolvimento sustentável, que se constitui como Federação no ano de 1996, mas cujo a génese do trabalho conjunto remonta ao ano de 1977.
Atualmente, a Federação conta com 30 membros que operam em 45 países em todo o mundo, incluindo 12 países em África, 3 na América Latina, 4 na Ásia, 25 na Europa e 1 na América do Norte.
A reutilização de roupa é um dos projetos centrais e transversais de todas as associações ligadas à Federação Humana. As associações situadas em países com maiores índices de desenvolvimento recolhem e promovem a reutilização de roupas e calçado usado, utilizando os rendimentos provenientes dessa ação para apoiar projetos socioambientais em países em vias de desenvolvimento.
Nos países em vias de desenvolvimento, o trabalho das organizações da Federação caracteriza-se pelo compromisso a longo prazo e pelas respostas sustentáveis para os principais desafios humanitários, sociais e ambientais de cada contexto. A ação faz-se com predominância no meio rural, com abordagens participativa, na busca de um conhecimento profundo das necessidades e potencialidades de desenvolvimento das comunidades e em estreita colaboração com atores locais, nacionais e internacionais, incluindo instituições governamentais, entidades não-governamentais e a comunidade empresarial.
Em termos genéricos, entre outros benefícios, a Federação Humana People to People permite à ADPP Guiné-Bissau e a todos os seus membros o acesso a uma rede de apoio e assistência interassociativa que permite a troca de experiências e a capitalização de conhecimentos e recursos; a discussão e defesa de interesses comuns; o desenvolvimento de programas e metodologias; a maximização dos resultados; a capacitação de recursos humanos; uma representação internacional, etc.
APOIOS ESPECÍFICOS EM 2018:
Em termos específicos, em 2018, foram cinco as organizações da Federação Humana People to People que apoiaram diretamente projetos da ADPP Guiné-Bissau: a Humana People to People Baltic, da Lituânia; a UFF Norge, da Noruega; a Humana Fundación Pueblo para Pueblo, de Espanha; a Humana Portugal; UFF-Humana People to People, da Dinamarca.
Juntam-se, ainda, as doações do Humana Second Hand Fundraising Projects, que são as doações decorrentes do projeto de vendas de roupa em segunda mão.
Os apoios fazem-se em numerário e/ou em géneros. Desde 2015, por exemplo, a ADPP tem uma parceria com UFF-Humana People to People, da Dinamarca para recolha e envio de materiais em segunda mão. No âmbito desta parceria recebeu em 2018 dois contentores, um com equipamento hospitalar que beneficiou o hospital em Bissorã com camas e outros equipamentos hospitalares, além de cadeiras de rodas e muletas para a Escola de portadores de deficiência física de Bissorã. O segundo contentor de mobiliário destinou-se a equipar a Escola de Formação de Professores e Jardim Caderná (préescolar) em Bachil e a Escola Vocacional de Bissorã.
Durante os últimos anos, a Escola de Formação de Professores recebeu também livros da Humana Portugal. Os livros são usados na comunidade e inspiraram os alunos e professores a fazerem um Clube de Leitura.