Projetos

Clubes de Agricultores

Quais são os desafios que os agricultores identificam no dia-a-dia e como os resolvem em equipa.

Cada Clube de Agricultores tem 50 membros, homens e mulheres, que tomam decisões e ações em conjunto. Os clubes podem ser informais ou formalmente registados e têm também a possibilidade de criar cooperativas ou de se associar a outras organizações de agricultores. Isto significa que podem beneficiar de estruturas partilhadas e de oportunidades de financiamento.

Os líderes de projeto vivem e trabalham com os agricultores. Eles fazem parte da comunidade, trabalham com os agricultores e os clubes.

A organização de clubes é uma forma de os agricultores se reunirem para partilhar os seus conhecimentos e experiências. Trabalham juntos em campos de demonstração e têm reuniões e sessões. São organizados dias de campo e espetáculos agrícolas em toda a comunidade.

 

A proteção do ambiente é uma questão de prioridade máxima para os Clubes de Agricultores, uma vez que estes dependem de viver em equilíbrio com a natureza.

Os Clubes reforçam a relação entre os grupos de agricultores e as instituições agrícolas públicas e privadas da área local através da partilha de conhecimentos nos dois sentidos e da colaboração a longo prazo.

Os Clubes de Agricultores estão também ligados as estruturas governamentais locais, que acrescentam conhecimentos especializados e ajudam a prolongar o impacto do projeto.

Os Clubes de Agricultores estendem-se à vida social e cultural dos agricultores, bem como das suas famílias. Melhoram a participação das mulheres e cuidam da saúde e da nutrição, da prevenção de doenças e do saneamento, assim como da proteção dos direitos fundiários. Trata-se de uma metodologia flexível e adaptável às condições climáticas, socioculturais e económicas locais.