Projetos

Economia e empreendedorismo

ADPP-GB Recolha de fundos, venda de roupa e calçado de 2ª mão na Guiné-Bissau.

Este projeto iniciou em 1986 e tem como objetivo angariar fundos para contribuir no funcionamento dos projetos financiamento de projetos e desenvolvimento das ações da ADPP-GB através da importação e venda de vestuário e calçado de 2ª mão no país.

As pessoas protegem o ambiente através da reutilização de têxteis e sapatos. Cria empregos e melhora as condições de vida na Guiné Bissau. A venda contribui substancialmente para a angariação de fundos para os projetos de desenvolvimento social.

É por isso que a venda de roupa e calçado de 2ª mão é fundamental no nosso programa, tanto para a economia como para a proteção ambiental e sustentabilidade a nível global.

Além disso, este Projeto visa doar vestuário e calçado às vítimas de catástrofes, a pedido do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social ou outras entidades oficiais, estas atividades e gerar e impulsionar as oportunidades de autoemprego para os jovens.

O Projeto funciona de acordo com um acordo com o Governo da Guiné-Bissau, renovado em 2021 por um período de cinco anos, permitindo à ADPP-GB executar atividades comerciais com o objetivo de angariar fundos para a implementação de projetos de desenvolvimento.

Como parte deste acordo, existe um fundo de contrapartida para o desenvolvimento social e económico que apoia as organizações e agrupamentos e instituições locais publicas. locais publicas em Oio, a administração local de Oio, projetos da ADPP-GB em Oio e a Formação de Professores no Colégio em Cacheu.

Desde 2020, o Projeto de Roupas e Sapatos de 2ª mão classificou as roupas em categorias. Isto facilita aos vendedores a obtenção exata do que necessitam no seu negócio. Em 2022, foram importadas 870 toneladas de roupa e sapatos, e 651 toneladas foram selecionadas em fardos pequenos.

A assistência de emergência pode ser dada às pessoas que têm as suas casas destruídas pelo fogo.

Em 2021 foi dada assistência de emergência às pessoas na prisão, Acão social para apoiar as mulheres e às pessoas que tiveram as suas casas destruídas pelo fogo. Um total de 4,950 kg foi distribuído através do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social.